Há muitos anos Python começou a chamar minha atenção, mas, por muitos motivos, não encontrava espaço para me dedicar a essa linguagem.
Estive "preso" a Delphi, PHP e (pasmem) Clipper por vários anos.
Há três anos, utilizei Python no meu TCC, mesmo sem muita experiência na linguagem.
Há dois anos passei a fazer partes importantes de meu trabalho utilizando Python e Django.
Há um ano acho que estou perto de ter 99% do meu tempo de dedicado à programação utilizando essa "dupla dinâmica". Uhuuu!!!
Hoje em dia *ainda* não posso dizer que abandonei as três citadas linguagens, pois, de vez em muito, tenho que fazer alguma atualização ou correção em algum sistema que ainda roda nelas, mas isso é cada vez menos comum. Acho que chego a programar mais em Bash, em rotinas dos servidores, do que nessas linguagens. : )
Com relação às linguagens citadas:
Python: Ainda pretendo evoluir muito.
PHP: Utilizei em vários projetos web. Nada contra. Posso voltar a utilizar em alguns projetos novos.
Clipper: Devo muito a esse "calhambeque". Meu eterno agradecimento ao (xBase) Clipper, que me colocou no mercado de trabalho e que é a mais longeva das linguagens em projetos meus. Tenho sistemas nascidos há 30 anos que ainda estão rodando. Apesar de por um lado ser um orgulho, por outro - Nossa! - hoje em dia está longe de ser uma linguagem que me alegre nos raros momentos que ainda tenho que manter um código nela.
Delphi: Como um apaixonado que fui por Pascal - A primeira linguagem que utilizei para brincadeiras mais sérias na programação e que cheguei a utilizar, um pouco, profissionalmente. - fiquei encantado com o Delphi. Uma parte importante da minha vida profissional foi construída nessa linguagem. Porém, tanto por "mudança de gosto", quanto por me remeter à um momento de crise profissional, espero voltar cada vez menos a esta linguagem.
Com relação às linguagens não citadas:
São várias as que usei, uso e usarei. Um programador, ou melhor, qualquer um que queira trabalhar com dados e informação, não pode querer ser fiel a uma linguagem apenas. : )
Seria como um "marombeiro" gostar mais de um tipo de exercício e resolver fazer apenas esse. Se não exercitar também todos os outros músculos, vai acabar "dando ruim"! : ))
Nenhum comentário:
Postar um comentário