Um importante salto cognitivo acontece quando um bebê chama cachorro, gato e cavalo de "au-au", e não chama mesa, irmã ou comida também de "au-au". Acredito que, da mesma forma, os primeiros saltos cognitivos na matemática devem ser extremamente simples, ainda que muito imprecisos, para serem realmente valiosos. Ajudar as pessoas nisso é uma tarefa de extrema complexidade, que estou me propondo a fazer de forma totalmente amadora. Espero ajudar mais que atrapalhar.
Grandeza escalar nada mais é que um único valor numérico.
Geralmente é representado por uma letra minúscula, seja do nosso alfabeto, latino, ou do alfabeto grego. Ex.: a ; λ (lambda minúsculo)
Grandeza vetorial é um vetor, que, de forma simplificada, descrevo como um conjunto ordenado de n grandezas escalares (valores).
Podemos referenciar cada um dos n valores de um vetor por seu índice, que é sua posição no conjunto ordenado, de 1 até n.
Geralmente é representado por uma letra minúscula do alfabeto latino. Se possível com uma setinha acima da letra. Às vezes com indicação da sua dimensão. Ex.: x ; yn
Matrizes são estruturas numéricas em formato de tabela, ou seja, também são um conjunto de valores como o vetor, porém organizados em duas dimensões, linhas e colunas, utilizando assim para referenciar cada um de seus valores, 2 índices, um para indicar a linha, de 1 até m, e outro para indicar a coluna, de 1 até n.
Geralmente é representada por uma letra maiúscula. Às vezes com indicação da sua dimensão. Ex.: A ; Am✕n
Os elementos de uma matriz geralmente são representados pela minúscula do nome da matriz, seguida dos índices. Ex: aij
Matrizes não são limitadas à duas dimensões. Na verdade não há limite na quantidade de dimensões. Porém as bidimensionais são muito utilizadas por poderem representar transformações lineares.
Matriz quadrada é uma matriz com o mesmo número de linhas e colunas. Ou seja, m=n. Ex.: An✕n
Podemos pensar que um vetor é um caso especial de uma matriz que possua apenas uma coluna. Se desconsiderarmos o índice da coluna, que seria sempre 1, teremos um vetor, cujo índice é o índice da linha da matriz. Ex.: An✕1 = xn
Nas planilhas eletrônicas as células têm nomes como, por exemplo, B1 e F9. Se imaginássemos converter esses nomes de células para índices de valores de uma matriz A representada na planilha:
B1: "B" identifica a segunda coluna e "1" a primeira linha. Na matriz A o valor dessa célula seria referenciado pelo índice (1, 2): a12
F9: seria o índice (9, 6): a96
Probabilidade é um percentual, de 0% a 100%, que indica a chance de determinado evento ocorrer.
A humanidade estuda isso há milênios. Há registro disso na antiga civilização suméria, que datam de cerca de 3.000 AC. Mas esse estudo tomou força nos últimos 400 anos e está por trás de quase todas as evoluções tecnológicas atuais, inclusive "Inteligência Artificial".
Transformação é uma função que recebe um vetor de tamanho de 1 a n e devolve outro valor de tamanho de 1 a m.
y=x+1 pode ser entendida como uma transformação de um vetor de tamanho 1, ou seja, apenas um valor, em outro vetor de tamanho 1. f(x)=x+1
Transformação linear é um tipo particular de transformação entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar.
Resumindo: f(ax+bx') = af(x)+bf(x')
Referências:
[1]: Wikipédia - Espaço vetorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário